Violência em Londres
- Admin
- 1 de nov. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 11 de dez. de 2022
31 de outubro de 2019
Segundo alguns fóruns de viagens, os turistas estão ficando com mais medo de se aventurar na capital britânica em meio a constantes relatos do aumento da violência na cidade.

Apesar de muitos moradores garantirem aos viajantes que Londres é segura, os visitantes parecem preocupados com medo de violência e crimes de gangues.
É verdade que o aumento da violência é uma constante, mas ainda assim, nada comparado ao que vivemos em qualquer capital brasileira.
Londres é um lugar muito seguro, mas como qualquer cidade grande em qualquer lugar do mundo é preciso tomar precauções sensatas ao viajar.
O Vou pra Londres preparou uma síntese do panorama atual da violência pra quem está pensando em se mudar ou turistar pela cidade.
O aumento da violência
Até 26 de outubro de 2019, 120 assassinatos foram registrados em Londres. A tendência infeliz dos últimos anos continua e, em uma cidade que costuma se projetar como uma das metrópoles mais seguras do mundo, onde quase não há incidentes com armas de fogo, a alta de crimes tem criado preocupação. Apesar do aumento da violência, os crimes com armas de fogo ainda são um problema muito menor no Reino Unido, já que o país tem leis de controle de armas rígidas, e a maioria dos policiais britânicos não trabalha armado.
Os crimes com armas brancas vêm se multiplicando há anos na Inglaterra e, em 2018, atingiram o patamar mais elevado desde 2011. Mas não se preocupe, a maioria dos crimes violentos, inclusive aqueles envolvendo armas de fogo, geralmente ocorre entre gangues rivais.
As teorias sobre as causas para o aumento da violência na capital variam ideologicamente assim como acontece no Brasil. Muitos afirmam que os cortes nos gastos públicos promovidos pelo governo conservador acabaram com projetos sociais dedicados aos jovens carentes. Há quem diga que o consumo desenfreado de cocaína e a disputa por pontos de drogas têm impulsionado a violência. Os problemas sociais estão presentes nos jornais locais, e circula nos jornais impressos (sim, Londres ainda tem!) distribuídos gratuitamente nas estações de metrô.
Por sinal, quando estiver em Londres não deixe de pegar um, ótima maneira de treinar o inglês e se informar sobre os acontecimentos locais!
O Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido registrou um aumento de 6% no número de infrações envolvendo facas ou instrumentos cortantes no país em 2018. E diante destes dados, houve uma clara mudança no estado de espírito da cidade. Não que as pessoas estejam com medo de sair de casa, não é nada parecido com o Brasil, mas todo mundo está mais alerta.
Imagino que colocado desta forma pareça um pouco assustador, mas vamos comparar com o Brasil.
Em 2018 a cidade de São Paulo registrou 672 casos de mortes violentas, a cidade do Rio de Janeiro registrou 1.987 casos, enquanto Londres registrou 132 ocorrências no mesmo período de 2018.
Infelizmente estamos muito à frente nesta estatística!
Então, vá tranquilo, mas não dê bobeira no rolê!
Roubos e furtos a pedestres
Sabe aquela pose pra selfie? Pode te custar o celular!
Turistas geralmente são distraídos, estão sempre tirando fotos o checando endereços no celular. Esta distração é a oportunidade perfeita para serem alvos de furtos e roubos.
Enquanto você distraidamente posa ou tecla ao celular na beirada da calçada, alguém pode passar de bike ou de moto e levar seu celular na “mão grande”, como se diz por aí.
Então, fique atento quando estiver clicando e teclando pela cidade!
Outro tipo de crime comum aos turistas são os furtos de carteira e celular. Esse tipo de crime frequentemente é realizado por duplas ou trios, e as vítimas demoram um pouco para perceber. Não se deixe enganar por um rostinho bonito, em Londres tem gente maliciosa de mundo inteiro, com todos os rostos.
Quer um bom exemplo de distração típica de turistas e habilidade de usurpação?
Assista este flagra de “selfiefurto” registrado por duas turistas tailandesas nas ruas de Londres.
Contudo, não precisa ficar neurótic@, mas não fique achando que está 100% segur@!
Ataques com Ácido
Você sabia que de acordo com a Acid Survivors Trust International (ASTI) o Reino Unido tem uma das maiores taxas de ataques com ácido per capita do mundo?
Infelizmente Londres emergiu nas estatísticas para ataques com ácido nos últimos anos, com mais da metade dos incidentes ocorridos no Reino Unido na capital. Fora de Londres, áreas como West Midlands e Essex também sofreram grandes aumentos nos ataques de ácido nos últimos anos.
O número de ocorrências com líquidos corrosivos violentos aumentou de 66 em 2012 para 752 em 2018, de acordo com novas estatísticas da Polícia Metropolitana. Houve um forte aumento nos ataques nos últimos anos, com 616 registrados em 2017, ante 461 no ano anterior, 348 em 2015, 178 em 2014 e 159 em 2013.
Como o controle de armas no país é rígido, esse tipo de ataque tornou-se algo casual e, para alguns, significava que se tornou uma arma de primeiro recurso.
Dados oficiais revelaram que o ácido foi utilizado em assaltos, ataques de vingança, roubos de motos ou para intimidar testemunhas, também revelou que a violência doméstica e o ódio religioso ou racial estavam entre as motivações para os ataques.
Newham liderou a lista de 32 municípios com o maior número de ataques com ácido entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018.
No entanto, somente em 2019 o país começou a tentar controlar a venda de ácido e a pensar em uma legislação específica para ataques com substâncias corrosivas e, a Lei de Armas Ofensivas de 2019, proíbe a venda de substâncias corrosivas para menores de 18 anos, também permite a polícia revistar suspeitos de transportar ácido.
Não há relatos de ataques diretamente a turistas, mas é bom estar atento e informado, afinal, a gente nunca sabe quem está ao redor.
Esse papo todo parece um pouco aterrorizante, eu sei, mas isso tudo não é para você deixar de ir pra Londres, mas para ir com olhos abertos!
A verdade, é que existe gente doida no mundo todo, e na Inglaterra não é diferente!
Veja os bairros de Londres onde os ataques com ácido ocorreram em 2018.
Newham 316
Barking and Dagenham 146
Tower Hamlets 113
Hackney 91
Redbridge 88
Havering 68
Waltham Forest 46
Enfield 44
Kingston-upon-Thames 43
Westminster 32
Bom consultar essa lista antes de fechar a hospedagem!
Para maiores informações você pode acessar o mapa de crimes de Londres, assim fica sabendo as regiões onde precisa ficar mais atento!
Comments